16 de fev. de 2014

Sobre a teoria da atividade - I

Durante o trabalho que fiz para a conclusão do curso de mestrado em Pedagogia do ELearning, portanto a dissertação, atendendo ao objeto de estudo escolhido para a investigação, um agregador de todas as atividades desenvolvidas durante a parte curricular do curso, explorei várias hipóteses para proceder à análise do mesmo. Uma das teorias foi a da atividade. Fiz leituras e cheguei mesmo a fazer duas capítulos que, depois, por escolha de outros processos de análise, acabaram por não fazer parte do trabalho final. Ainda assim, e porque foram resultado de algumas leituras e trabalho de escrito, decidi, agora que começo a arrumar definitivamente este processo, partilhar aqui o resultado desse breve estudo sobre a teoria da atividade. 
Estava previsto que esse capítulo fosse designado por Contributos da Teoria da Atividade para o Ensino Oline e tivesse dois sub-capítulos: Apresentação da teoria da atividade e Alguns estudos fundamentados na teoria da atividade. Publicarei de seguida o primeiro subcapítulo, deixando para o post seguinte o segundo sub-capítulo.

4.1. Apresentação da teoria da atividade  

A primeira geração da teoria da atividade baseou-se no conceito de mediação de Vygotsky (Figura 1).


 Figura… - Primeira geração do modelo da teoria da atividade

Neste triângulo, Vygotsky destaca a importância das ferramentas que na mediação a atividade do indivíduo.
Na segunda geração da teoria da atividade, Engeström (1999) apresenta as ferramentas "como parte integrante e inseparável do funcionamento humano ", defendendo que o estudo da mediação se deveria centrar nas relações entre os vários elementos do um sistema da atividade humana.
Esta expansão do triângulo básico de Vygotsky tem como objetivo representar os elementos sociais e coletivos do sistema da atividade humana. Acrescentam-se os seguintes elementos: a comunidade, as regras e a divisão do trabalho, enfatizando a importância da análise de suas interações com o outro. É dada muito importância à análise das relações entre os vários elementos.

Na figura 2 acima, o objeto é descrito com a ajuda de uma elipse, indicando que os objetos de ações são, explícita ou implicitamente, caracterizados pela ambiguidade, surpresa, potencial de interpretação, orientados para fazer sentido, e para a mudança. Engeström (1999) deu, simultaneamente, importância às contradições decorrentes dos sistemas de relações entre os vários elementos, considerando essa a força motriz da mudança, logo, do desenvolvimento.
A terceira geração da teoria da atividade, proposta por Engeström, pretende desenvolver ferramentas que permitam entender os diálogos, as múltiplas perspetivas e as relações dos sistemas de atividade. Surge a ideia de que, na definição das motivações e objetos das atividades, as contradições assumem um papel importante, exigindo, assim, perceber quem controla e detém o poder no desenvolvimento das atividades.


Referências
Engestroöm, Y. (2000). Activity theory as a framework for analyzing and redesigning work, Ergonomics, 43:7, 960-974 [http://dx.doi.org/10.1080/001401300409143]
Engeström, Y. (2008). Enriching activity theory without shortcuts, Interacting with Computers 20 256–259 [http://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0953543807000604]
Engeström, Y. (1987). Learning by expanding: An activity-theoretical approach to developmental research (Helsinki, Orienta-Konsultit)
Engeström, Y. (1999) - Innovative learning in work teams: analysing cycles of knowledge creation in practice, in: Y. ENGESTRÖM et al (Eds.) Perspetives on Activity Theory, (Cambridge, Cambridge University Press), 377-406.
Engestro¨m, Yrjo¨ (2009) - "The Future of Activity Theory: A Rough Draft", 303-328, in Learning and Expanding with, Activity Theory Cambridge University Press.
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COMENTÁRIO
Da última vez que atualizei esta parte do trabalho, escrevi como observação: "Ainda tem ser completada..." Depois, a investigação seguiu outro rumo e este trabalho ficou, digamos, em 'stand by'. Pode ser que, um dia, ainda cá volte.

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