1 de jun. de 2012

Aprendo no processo de preparação da aprendizagem

De novo aqui venho partilhar outra memória, desta vez, tal como esta, construída no Facebook.  Começará a ser recorrente? Veremos.

Desta vez não se trata de uma conversa, mas de uma observação minha que acompanha a partilha de uma imagem, partilhada por sua vez por Adelina Silva e que é da autoria de Teresa Pombo.

Começo a achar que a necessidade de aqui registar o que de vez em quando se passa no Facebook se prende com o facto daqui a memória ser mais facilmente catalogada e organizada por mim e também porque começo a sentir que urge encontrar uma forma de tentar usar como ferramenta pedagógica o Facebook. Ou então, reunidas todas as observações concluir que não funcionaria...

Bom, mas vejamos o que hoje registei

Na imagem partilhada liam-se duas expressões que me prenderam a atenção: Aprendo para ensinar / Aprendo enquanto ensino. E a propósito refleti:

Eu acrescentaria ainda outro aspeto que me parece bastante relevante, pelo menos no meu processo de aprendizagem: aprendo durante o processo em que preparo "o que aprendo para ensinar". Não sei se dito desta forma consigo traduzir a ideia. Mas estou concretamente a falar do momento de criação do contexto, no qual, objetivos conteúdos, atividades interagem de uma forma cada vez mais dinâmica, uma vez que o recurso às ferramentas da web 2.0 é cada vez mais constante e isso estabelece entre todos os elementos um elo que é muitos vezes sentido como algo vivo.
Um célula, talvez.
E é uma sensação que tem tanto de desafiante como de inquietante, porque a exigência é muito maior já que a cada pequena organização / organismo que faz parte dessa dinâmica, em sala de aula, em plena comunicação com os alunos, cuja dinâmica é também viva, logo em permanente mutação, pode acontecer o imprevisto e aí tudo tem de ser renovado. Já me aconteceu, ter de, numa fração de segundos, com os elementos que tinham sido delineados, alterar a estrutura por forma a tornar tudo mais coerente. Caso contrário o objetivo não era atingido e aprendizagem não acontecia. Não tendo dados que me permitam confirmar, no entanto, reconheço a esse momento de preparação, em que tudo é desenhado, mental e fisicamente, o momento fulcral da minha aprendizagem, enquanto professora.