4 de jan. de 2011

Princípio

Não foi tão perto do dia 19 de Outubro como desejei. É hoje.
Este espaço foi criado com o objectivo de acompanhar o trabalho de escrita da minha dissertação do curso de Mestrado que me encontro a frequentar: Mestrado em Pedagogia do ELearning da Universidade Aberta. Foi criado após a conclusão do 1º Ano. Pensava, na altura, que  começaria  logo a publicar postes resultantes da pesquisa para a construção do Projecto da dissertação. 
No entanto, o espaço não foi sendo actualizado. O processo não aconteceu com eu previra. Confesso, mesmo, que houve uma quase necessidade de afastamento. Não sei se pessoal/interior se contextual.
Neste espaço de tempo, cerca de oito meses, o trabalho solitário de leituras, a construção, também ela bastante solitária do Projecto, contrapôs-se a um ano de trabalho, diria intenso, (1º  e 2º semestres), de trabalho em regime colaborativo que  foi o primeiro ano do curso. 
Parece-me que a minha escrita e a vontade de reflectir sobre o que ia fazendo no âmbito da dissertação deixou de ser importante para se partilhar, logo publicar. Mas isso tem funcionado quase e também como um a espécie de travão do próprio trabalho que está a ser desenvolvido para a dissertação.
Ou então era este o momento... Talvez, no final, consiga analisar todo este processo e concluir por que razão só agora inicio este trabalho de escrita.
Ou pode ter sido também porque ainda não tinha definido o objectivo do blog. Tê-lo-ia criado para ser um diário do que ia construindo para o trabalho da dissertação ou um espaço onde partilharia reflexões sobre assuntos que, relacionados com temáticas na área do curso, me ajudariam a reflectir sobre o próprio trabalho da dissertação?
Começo hoje com esta reflexão, e o que me levou a  vir publicar este post foi esta referência partilhada pela Professora Lina Morgado no Facebook. Terá funcionado como um alerta, tendo eu  sentido  que estava na altura de começar a escrever. Talvez tenha sido porque estejamos a iniciar um novo Ano - hipótese de que duvido.
O que é certo é que a leitura do texto referenciado me recordou uma conversa que tive precisamente com a Professora Lina Morgado sobre a importância da escrita, e,  no meu caso, a necessidade quase "impulsiva" de escrever em todo este processo de aprendizagem que tem sido a frequência deste curso de mestrado.
Portanto, parece-me que este não será um espaço de registo com carácter diarista sobre as várias fases de construção da dissertação, mas um espaço de reflexão sobre assuntos que estejam relacionados com a pedagogia do elearning.
Resta-me terminar esta breve nota  referindo que pretendo actualizar o blog semanalmente, de preferência aos fins de semana.
 
Até breve.

Nenhum comentário: