10 de jan. de 2011

O uso do powerpoint num Curso de Mestrado online

"Assim, deixo-vos o convite para apresentarem novas propostas que possam ajudar-me a conhecer melhor as potencialidades do Powerpoint numa situação de e-learning."  - É desta forma que o Marco Freitas termina um post sobre o Uso do Powerpoint no elearning
Aceitei o seu desafio e resolvi ir explorar quer os links que deixou no seu post quer outras referências que encontrasse, em pesquisa. Tenho estado a ler o seguinte documento que, e apesar de se reportar a um estudo sobre a utilização do Powerpoint no Ensino superior em cursos presenciais, pode ser uma referência a ter em conta para a exploração desta temática.  
No estudo, a sua autora refere também o facto deste ser um tema pouco estudado e, no entanto, o recurso ao powerpoint é frequente, como suporte de apresentações das aulas no Ensino Superior. O estudo procurou identificar as percepções, concepções e expectativas de alunos e professores quanto ao emprego de tal recurso na condução das aulas; procurou também analisar como é que as apresentações têm sido formatadas e como é que os conteúdos tem sido dispostos em nos slides e apresentados em sala de aula. 
Como fundamentação teórica, o estudo regista as concepções de Masetto e Moran (2000) e Barr e Tagg (1995) que defendem a necessidade de mudança de paradigma na educação formal; Sampaio e Leite (1999), que argumentam a favor da formação tecnológica do professor; apoiando-se, ainda, nas propostas de Polito (2003) e Tufte (2003), no tocante a instruções para construção de apresentações de slides. A investigação foi desenvolvida por meio de um estudo de caso institucional, e contou com a participação de 30 professores e 154 alunos dos cursos de licenciatura de uma universidade do Centro-Oeste. Para a recolha de dados foram empregados três instrumentos de pesquisa: questionário, entrevista e observação. Os resultados indicaram que o MS PowerPoint é visto por professores e alunos como um recurso audiovisual bastante útil nas salas de aula; porém, ele tem sido empregado, na maioria das vezes, apenas para auxiliar o professor no processo de exposição dos conteúdos de uma determinada disciplina. 
E é este último aspecto  (os resultados do estudo) referido no Resumo do artigo que irei usar para fazer a ponte de ligação ao desafio do Marco, no seu post: "Assim, deixo-vos o convite para apresentarem novas propostas que possam ajudar-me a conhecer melhor as potencialidades do Powerpoint numa situação de e-learning.". O estudo a que me refiro, neste post, faz referência a um caso ocorrido no Ensino superior, portanto com população já adulta. No entanto, no ensino presencial. O elearning, pelo menos pela minha experiência (frequência de um Curso de Mestrado) tem também uma população adulta. Será que também em elearning o powerpoint é usado para auxiliar o professor no processo de exposição dos conteúdos?
Antes de concluir, irei fazer, brevemente, a descrição do uso do powerpoint durante os 1º e 2º semestres no 3º Curso de Mestrado em Pedagogia do elearning, da Universidade Aberta. 
Na segunda actividade da Unidade Curricular de Modelos de Ensino a Distância foi-nos pedido que a fim de participarmos num Debate sobre Fundamentos do Ensino a Distância, produzíssemos produtos digitais onde defendêssemos um dos  Teóricos do Ensino a Distância indicado pela professora. A actividade foi desenvolvida em equipa e além de um vídeo promocional e de um wiki onde a equipa foi, colaborativamente, desenvolvendo a actividade, produzimos, também, um powerpoint, com a apresentação do teórico e dos fundamentos da sua teoria, neste caso, Charles Wedemeyer. Portanto, o powerpoint foi usado para apresentar a síntese do trabalho de equipa naquilo que foi o resultado do estudo de uma teoria e respectivo mentor.
Em Comunicação Educacional, na terceira actividade, tivemos de construir um powerpoint para usar no presenter, durante o Congresso Virtual sobre Comunicação mediada por Computador, Second Life.
Na Unidade Curricular Concepção e Avaliação em E-Learning, no tratamento do quarto tema, também num trabalho de equipe, usámos o powerpoint para apresentar o resultado na análise de um texto que depois de disponbilizado online, usámos o Voicethread, seria alvo de discussão tal como os trabalhos das outras equipas. 
Individualmente, usei o powerpoint para partilhar no slideshare um conjunto de notas fruto da leitura do capítulo 1 - A Tradição da investigação qualitativa em educação, (BOGDAN, R. C.; BIKLEN, S. K. Investigação qualitativa em Educação – Uma introdução à teoria e aos métodos. Porto: Porto Editora, 2006, ISBN: 978-972-0-34112-9. Este trabalho faz parte do portefólio feito para a Unidade Curricular Metodologia de Investigação em Contextos Online. 
Portanto, todos os recursos foram usados com o objectivo de apresentar sínteses da leitura de textos e foram disponibilizados em serviços online a fim  de poderem ser partilhados e discutidos pela turma e avaliados pelos professores das várias Unidades Curriculares. Logo, da experiência a que me reporto - frequência dum curso de Mestrado em regime online - , o powerpoint não foi usado para auxiliar o professor no processo de exposição dos conteúdos.

-------
Referência
Honório, Xênia Mara (2007) - O software microsoft powerpoint na educação superior: percepções e alunos, Brasília - DF, OASIS br [acedido a 09/01/11 http://www.bdtd.ucb.br/tede/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=580 ]

2 comentários:

Marco Freitas disse...

Olá, Rosalina.
Fiquei contente em saber que te interessaste pelo meu desafio. A tua reflexão trouxe luz a esta área do conhecimento, ao mesmo tempo que partilhas as tuas experiências tidas durante a utilização do PowerPoint como ferramenta de produção de conteúdos.
Mostraste ainda que esta ferramenta se enquadra muito bem no contexto de aprendizagem online.
Continuação do bom trabalho.
Abraço :-)

Rosalina Simão Nunes disse...

Alô, Marco.
Eu gosto de desafios. :))))

Abraço