21 de mar. de 2013

O futuro das universidades - modelos desagregados

"Em suma, no modelo desagregado, as universidades devem eliminar os recursos e atividades que não as possam diferenciar e concentrar-se no desenvolvimento acelerado daquelas capacidades que as distingam na sociedade. Como consequência, as instituições universitárias terão de enquadrar no conjunto dos serviços que prestam tanto atividades diferenciadoras como outras que, pelo contrário, não sejam distintivas, para que possam ser partilhadas com outras instituições." (Teixeira, A., 2012)
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"O modelo desagregado, baseado na possibilidade das universidades conjugarem simultaneamente estratégias de competição e colaboração entre si não é novo e reproduz uma realidade já consolidada na indústria. São vários os exemplos da produção industrial em que no desenvolvimento estratégico, as empresas partilham recursos e fornecedores independentes ao mesmo tempo em que competem entre si. O objetivo principal é o de atingir um grau elevado de eficiência na gestão dos recursos disponíveis." (idem)
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"Na atual conjuntura de crise, quando também revemos criticamente a experiência da criação do Espaço Europeu de Educação Superior, é difícil prever com elevado grau de precisão qual a evolução da regulação transnacional no quadro europeu do ensino superior na próxima década. Todavia, podemos observar que o aumento da abertura do sistema e das suas instituições é imparável. As diferentes culturas universitárias europeias têm vindo progressivamente a apropriar - se da ideia de que a universidade é um nó na rede global para a produção, reprodução e preservação do conhecimento e não mais um centro isolado de produção de conhecimento e de transmissão. Face ao excesso informativo e à crescente escassez de recursos de produção, os académicos começam a aperceber -se da relevância da reciclagem do conhecimento e da partilha em larga escala de materiais e práticas." (idem) 


Teixeira, A. (2012). Desconstruindo a universidade: Modelos universitários emergentes mais abertos, flexíveis e sustentáveis. RED, Revista de Educación a Distancia. Número 32 . 30 de septiembre de 2012. Consultado el (dd/mm/aaa) en http://www.um.es/ead/red/32

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