6 de fev. de 2011

Usar o computador distrai..

A 30 de Julho de 2009, em dois postes onde dou conta do trabalho que desenvolvia na Plataforma Moodle da Escola onde leccionava e continuo a leccionar, escrevia o seguinte:
Claro que ainda falta fazer muito e, mesmo que continuem a ser só 90, os minutos que estejam no meu horário para desenvolver este trabalho, não vou deixar de o fazer. Mas também sei que esta minha atitude não nos favorece, enquanto classe, já que ninguém é obrigado a ter esta disponibilidade que eu tenho. Por outro lado, talvez seja bom que aconteça e que se mostre que os professores, todos, trabalham muito mais que as horas que recebem. Porque na minha escola há outros professores que também já usam a Plataforma, não de forma tão sistematizada, mas com muitas horas, também, usadas, além dos minutos...
Bem, afinal há sempre situações que nos levam a tomar outros rumos. De facto, no início do presente Ano Lectivo fechei o espaço que tinha na Plataforma Moodle do Agrupamento a que pertenço. As razões não são essenciais para este momento, nem para as razões que me levam a escrever estas palavras, mas fica o registo de que terá estado relacionado com as condições de trabalho que hoje em dia são dadas aos professores na Escola.
Se é certo que na Plataforma Moodle do Agrupamento já não desenvolvo o espaço que tinha, se é certo que neste Ano Lectivo o Órgão de Gestão do Agrupamento não me garantiu a possibilidade de poder requisitar para todas as aulas computadores portáteis ainda que tenha mantido a mesma sala para trabalhar, não deixei de, no início do Ano, propor aos alunos a continuação do Projecto do Ano passado, com a condição de serem eles a terem de levar os portáteis. Fiquei surpreendida com o resultado, já que das cinco turmas que me foram atribuídas, neste ano, numa delas todos os alunos optaram pelo suporte digital, noutra apenas duas alunas mantêm o caderno diário em suporte papel e nas restantes três turmas, cerca de metade dos alunos optou por ter o caderno diário em suporte digital.
Parecem-me números interessantes.
De qualquer forma, a razão que me levou a escrever estas palavras prende-se com a troca de palavras numa das aulas com uma das alunas sobre a utilização do portátil. A propósito de uma atividade que lhes tinha sido proposta, apercebi-me que a aluna tinha imprimido alguns dos documentos. Tendo ela caderno em suporte digital, perguntei-lhe porque o fizera. Respondeu-me que para poder rever a matéria a qualquer momento, lhe dava mais jeito o papel... Sugeri que poderia, se quisesse, voltar ao caderno em papel. Foi peremtória na negativa. Isto é, para efeitos de organização não tinha dúvidas de que o suporte digital era melhor. Facilitava imenso. No entanto, para aquele efeito de poder ler a matéria sempre que quisesse, foi dizendo que o papel era mais funcional até porque ao ligar o computador havia sempre motivos de distração. Ou seja, nem sempre ia diretamente fazer aquilo que tinha de fazer.
Achei esta conversa, ainda que fortuita, cheia de informação. Gostava de ter oportunidade até ao final do ano de poder conversar sobre este assunto de forma mais sistematizada com alguns destes alunos. Afinal, estão a usar o computador portátil nas aulas de Língua Portuguesa há dois anos e devem ter muito para 'dizer'. Veremos se haverá tempo.

Nenhum comentário: